Compartilhe:


O Desafio das águas

Sustentabilidade em condomínios - Tiago Machado

Formado em administração de empresas pela Unifor, Pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Gestão Empresarial Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em International Management pela Thunderbird, The Graduate School of International Management (Arizona/EUA). Empreendedor com vasta experiência em grandes multinacionais dos segmentos de cosmético, médico-hospitalar, financeiro. Educador permanente, atua com instituições que estão ingressando em um modelo de gestão sustentável, mas também outras que procuram avançar no mercado, superando seus competidores através de programas de treinamento únicos. Através de seus projetos, atua fortemente no fomento de parcerias e de projetos inovadores por meio de uma vasta rede de contatos pelo Brasil e exterior. Articulado e virtuoso na promoção e venda de novos conceitos, possui sólida experiência em vendas e marketing para operar com eficiência e flexibilidade em ambientes dinâmicos e de constante evolução.


06/02/2019

O Desafio das águas

O Desafio das águas

Durante muito tempo foi considerado que as reservas de águas do planeta seriam inesgotáveis. Entretanto o crescimento do número de habitantes e suas habitações no mundo amplificou a carência por água, enquanto o desenvolvimento industrial e urbano, aliado as mudanças de estilo de vida deterioram os recursos existentes. 

 

Hoje, 40% da população do planeta já sofre as consequências da falta de água, que é cada vez mais frequente e, para piorar, a perspectiva para o futuro é ainda de maior escassez. Pois além das mudanças climáticas, o consumo desenfreado tem contribuído sobremaneira para o agravamento desse quadro. Estamos enfrentando uma crise no abastecimento desse recurso que é fundamental para nossa sobrevivência.  Além do aumento da sede no mundo, a falta de recursos hídricos tem graves implicações econômicas e políticas. Adquirir e manter esse recurso está e será cada vez mais caro. 

  

Preocupado com isso, o Instituto Ecozilla, vem implementando ações no mercado condominial voltadas para o consumo consciente e sustentabilidade, promovendo a excelência de seus serviços. Mas não pára por aí, consciente de que o acesso à água é bastante desigual no planeta e de que o trabalho de preservação deve ser compartilhado por todos, o instituto preparou uma lista de dicas para que você também possa fazer sua parte e ainda se beneficiar com a redução de desperdícios, veja aqui algumas delas: 

 

1. Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu; banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

 

2. Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.

 

3. Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

 

4. Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

 

5. Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.

 

6. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos.

 

7. Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

 

8. Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

 

9. A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

 

10. O vaso sanitário gasta até 50% do consumo de água. Use a descarga só o necessario e não jogue no vaso objetos que possam ser colocados no lixo. 

 

11. O uso de torneiras com temporizador auxiliam no consumo responsável da água

 

Enfim, existem muitos caminhos para ajudar na preservação do meio ambiente, mas as sugestões expostas já são um supercomeço. Você vai perceber os benefícios diretamente em sua despesa mensal. O planeta, nossos filhos, netos e o Ecozilla agradecem sua cooperação.


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: