Compartilhe:


Passo a passo para o içamento de móveis ou grandes objetos em condomínios verticais com segurança!

Gestão Condominial na Prática - Mayara Prado

Graduada em Administração de empresas, Militante há mais de 10 anos, Advogada e Palestrante, Membro da Comissão de Direito Condominial OAB-Santos/SP, Pós-graduada em gestão de negócios FGV/SP e Franqueada na Baixada Santista da Manager Administradora de Condomínios.


14/05/2021

Passo a passo para o içamento de móveis ou grandes objetos em condomínios verticais com segurança!

Passo a passo para o içamento de móveis ou grandes objetos em condomínios verticais com segurança!

A população está cada vez mais morando em condomínios verticais. Se você ainda não passou por uma solicitação de autorização de içamento, com certeza ainda passará.

 

Com móveis ou objetos grandes, tais como: pianos, estátuas, mesas de pedras, sofás e outro, o serviço de içamento está ganhando destaque nos condomínios, visto que estes pertences não cabem nos caminhos habituais de escadas e elevadores.

 

Entretanto, esse serviço requer profissional habilitado, planejamento e responsabilidade técnica devidamente preenchida, tendo em vista que o içamento, muita das vezes, é feito em grandes alturas, passando por peles de vidro, sacadas, recortes na fachada e outras situações que dificultam e tornam o processo mais delicado.

 

Afim de diminuir o número de acidentes, o Ministério do trabalho por meio de sua Norma Regulamentadora NR 11, estabelece as normas de segurança para transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

 

1º passo é o planejamento! O proprietário interessado em contratar esse serviço deve avisar o sindico com antecedência, pois o perímetro do içamento precisa ser isolado, orienta-se que não haja outra mudança ou grandes serviços no mesmo dia.

 

2º passo é a contratação de um profissional habilitado! O içamento precisa ser acompanhado por um profissional habilitado, engenheiro, tecnólogo de engenharia, ou arquiteto, o qual deverá realizar uma análise da estrutura do Condomínio, para prever a melhor maneira de colocação de equipamentos que irão içar o objeto.

 

3º passo é o Plano de Rigging, parte documental obrigatória! Encontramos essa obrigatoriedade na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR12, anexo XII. O Plano Rigging é um planejamento detalhado sobre o procedimento, execução e movimentação de carga com guindaste. Ele deve estar acompanhado do documento de responsabilidade técnica, devidamente preenchido e assinado pelo profissional escolhido.

 

Informação importante: O plano rigging tem o objetivo de indicar qual a forma mais adequada e segura para fazer o içamento, evitando acidentes e perdas de tempo durante a operação, para tanto expõem qual a carga que será içada, os guindastes e acessórios de amarração recomendados para a tarefa, esforços exercidos no piso onde os equipamentos serão posicionados, ação do vento, layout da área de operação entre outros.

 

4º passo é a seguro para o trabalho: Para a realização do trabalho é importante a contratação de um seguro específico para o serviço, o qual responderá financeiramente por quaisquer problemas que possam ocorrer. Na maioria das vezes as empresas já oferecem o seguro incluso no preço da execução, porém fica o alerta para sempre checar esse item antes da contratação.

 

Portanto síndico e gestores, fiquem atentos, não adianta uma ART ou RRT simples para realizar um içamento, pois como preconiza o MTE cabe ao sindico a fiscalização deste tipo de serviço, e no caso de passivos o mesmo se não estiver bem documentado poderá ter problemas.

 

Artigo desenvolvido por:

 

Mayara Prado - Administradora Manager Gestão Condominial

Contatos: (13) 98846-4699 e 3349-8834

E-mail: mayara.prado@manageradmfran.com.br

Site: www.manageradm.com.br


Tags: sindico condominio administradora de condominio gestao de condominio icamento de movel fachada


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: